domingo, 18 de janeiro de 2009

Ideias tão perto

Coloquei este vídeo, primeiro porque se relaciona com um dos muitos problemas de África (corrupção, governância, etc.), porque vi-o na minha faculdade, numa das melhores cadeiras que já tive e porque o título me chamou tanto a atenção, que nunca pensei que a comparação com as chitas e com hipopótamos servisse que uma luva a tudo isto.

O economista George Ayittey vê o futuro de África como uma guerra entre os hipopótamos - burocratas complacentes e insaciáveis que caminham sobre o esterco - e as chitas - líderes velozes e empreendedores e os cidadãos que irão reconstruir África.

Espero ainda viver para ver as chitas vencerem sobre os hipopótamos!

Ver vídeo aqui



Aqui também fica uma ideia inovadora sobre como acabar com a pobreza. Uma ideia implementada no Bangladesh.

Iqbal Quadir vê o negócio como uma ferramenta humanitária. Com o GrameenPhone, ele levou o primeiro servico comercial de telecomunicações para zonas pobres no Bangladesh. O seu último projecto irá ajudar empreendedores rurais a construir uma central eléctrica.

Ver vídeo aqui

1 comentários:

Ana P disse...

a propósito do post abaixo: "Olá Mariana! Só para mandar um beijinho!" :P
estava a ler este post e a pensar ah deve ser interessante o tal vídeo , quando clico no link : TED..lol eu tinha-te falado desse site na formação dos agentes ODM!
E vais para a Índia, que máximo! Que aventura..
Vá, tudo de bom Mariana!

Bjinhos da Ana ( astrónoma do Norte ) do teu pequeno grupo nos ODM):P