sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Paixões...



Desde a primeira vez que ouvi falar do PUMAP (Programa de Universitários em Maputo), foi logo paixão à primeira vez. Eu sabia que, mais tarde ou mais cedo, iríamos partilhar momentos da nossa vida e que nos apegarmo-nos-iamos tanto, mas tanto, que a separação seria dolorosa...

Verdade, verdade, é que ainda não me separei dele, volvidos 3 anos desde o nosso primeiro encontro, desde o envio daquela fantástica ficha de candidatura. Muita coisa se passou entre este pequeno passo e a ida para Moçambique. Tanta coisa, mas tanta, que agora é quase impossível ir cada um para seu lado.

De facto, fui voluntária em 2007 (nesse ano, trabalhei com uma turma de 2º ano, com miúdos desde os 7 até aos 15 anos de idade, corrigi montes e montes de trabalhos, dei aulas, corri atrás deles, brinquei, preparei dinâmicas e concursos, vigiei provas, deixei que me chamassem "Professora Mariana", deixei que me tocassem por ser de cor diferente, ...), fui coordenadora em 2008 (estive encarregue de um grupo de mais 14 voluntários, fui a reuniões importantes, enfrentei problemas e angústias, emocionei-me com o trabalho desenvolvido pelo meu grupo, fiquei contentíssima com os avanços escolares dos miúdos, partilhei histórias com pessoas que mal conhecia, corremos aventuras todos juntos, apaixonei-me de novo por aquela terra, ....) e agora, 2009, estou encarregue do pelouro do PUMAP dentro da associação AHEAD (Associação Humanitária para a Educação e Apoio ao Desenvolvimento - www.ahead.org.pt).

De facto, acredito que a vida pode ser comandada por grandes paixões e que todo um rumo que pensámos em traçar, desvia-se, muda de sentido, sem nos apercebermos...

Deixo aqui uma pequena pérola do meu trabalho deste ano. Muitos outros posts virão alusivos a Moçambique, com muitas imagens e histórias :)

0 comentários: